Dirce Russo

View Original

A Primeira Viagem da Kiara

Mais um livro com as minhas ilustrações!!!

Até parece que não faço outra coisa agora, mas é só coincidência serem lançados todos muito próximos, porque na verdade foram feitos ao logo do ano anterior.

Este não foi o primeiro pedido para ilustrar um conto infantil, mas foi o primeiro que concluí.

É sobre a história de uma menina angolana que vem visitar a família portuguesa pela primeira vez. Retrata bem a ingenuidade das crianças e a diferença cultural. As pequenas coisas do dia-a-dia variam tanto de um país para outro.

Se quiserem adquirir um livro, podem falar com a autora através da página do facebook do livro, https://www.facebook.com/A-Primeira-Viagem-da-Kiara-104345455165913, e assim ficam a conhecer mais sobre a história.

Aqui vou focar no meu processo de trabalho.

1. O primeiro passo é ler, reler o texto e dividir por partes, que serão as diferentes páginas, este processo provavelmente seria mais fácil feito em papel, mas eu faço essa divisão no computador. Divido o texto por cores, assim sempre que voltar ao texto consigo identificar bem as páginas.

Nesta fase, vejo sempre o livro como duplas páginas, é mais fácil idealizar a composição do plano geral, uma vez que mesmo que sejam páginas individuais, vão estar sempre lado a lado.

2. O segundo passo é construir um storyboard, uma coisa simples, só para apontar as primeiras ideias das ilustrações, perceber como pode ser a ligação entre texto e imagem.
Aqui faço em papel e posteriormente no iPad, para enviar para o cliente, ou faço directamente no iPad.

3. O terceiro passo é idealizar e construir as personagens principais, uns esboços para perceber formas, cores, roupas, cabelos, acessórios.

4. Com o storyboard feito e com as personagens definidas, avanço para o quarto passo, perceber as diferentes posições das personagens. Consultando o storyboard, percebo onde vou ter que desenhar as personagens de lado, costas, a saltar, correr, etc. Então faço já estas ilustrações das personagens nas diferentes posições. Ajuda-me a evoluir, treino o desenho da mesma pessoa e/ou animal em diferentes perspectivas, um exercício complicado mas muito desafiante.

5. E agora sim, começo a ilustrar o livro, página a página, faço o esboço do plano geral, deixo espaço livre para inserir o texto e começo a dar cor, detalhes, luz/sombra.

6. O penúltimo passo é inserir o texto.

7. E por fim, fazer a capa e contracapa. Apesar de deixar este trabalho para o fim, a capa começa logo a ser pensada no início, e vai ganhando forma no decorrer de todo o processo do livro, na cabeça ela já existe.

A Primeira Viagem da Kiara ficou assim:

Depois de ilustrar o livro, há também o processo de finalizar e enviar para a editora ou gráfica, o finalizar tudo para ser impresso e obter o melhor resultado possível, mas isso fica para uma próxima publicação.

Com estas diferentes experiências no mundo da ilustração de livros, tenho aprendido bastante e apesar de ter desenvolvido um método de trabalho, sei que não é o ideal, e há coisas que quero explorar nos próximos projectoss. Tenho ouvido diversos podcasts e retirado algumas dicas importantes para melhorar o meu trabalho, e vou tentar aplicar já no próximo livro.

Também já estive a ver e a rever o que melhorar na construção de personagens, movimento, fluidez e composição. É cliché dizer “se fosse agora fazia diferente”, mas a verdade é que já fiz um levantamento de algumas coisas que faria de outra forma. Estamos sempre a aprender e a querer fazer melhor!

Estou em pulgas para vos mostrar o próximo que está para chegar, e, se vos interessar, na próxima publicação sobre ilustração de livros posso aprofundar alguns passos, como por exemplo, do esboço à ilustração final, ou explicar como é ilustrar um conto, qual a função da ilustração e como ela funciona neste contexto.

Até breve,
Dirce Russo